среда, 23 мая 2018 г.

Sistemas de negociação eletrônica vs. negociação de cliques


Tutorial de Negociação Eletrônica.
O comércio de ações e commodities é anterior à invenção do computador - para não mencionar o telégrafo e o telefone. Pré-tecnologia, as primeiras trocas eram pouco mais do que reuniões informais de empresários locais que tinham interesses em comum, como um comprador de trigo e um vendedor de trigo. Com o tempo, as reuniões tornaram-se mais formais e organizadas à medida que os participantes elaboravam regras e regulamentos comuns. Eventualmente, o protesto aberto evoluiu - um sistema em que lances verbais e sinais manuais são usados ​​para transmitir informações nos pregões das bolsas.
Em 1969, a Instinet (originalmente denominada Redes Institucionais) lançou o primeiro sistema automatizado para instituições dos EUA para contornar o pregão e negociar diretamente entre si em uma base confidencial. A Nasdaq apareceu em cena dois anos depois, em 1971. Inicialmente, era um sistema de cotação automatizada que permitia aos corretores ver os preços que outras empresas ofereciam - mas as negociações ainda eram feitas por telefone.
DOT e SOES.
Vários anos depois, a Bolsa de Valores de Nova York criou o sistema Turnaround de Pedido Designado (DOT - Designated Order Turnaround), que permitia aos corretores encaminhar pedidos diretamente a especialistas no pregão. Em 1984, o SuperDOT de última geração surgiu, permitindo que até 100.000 compartilhamentos fossem enviados ao plenário de uma só vez.
Eventualmente, a Nasdaq ofereceu seu próprio sistema de negociação automatizado - o Small Order Execution System (SOES) - e outras bolsas logo seguiram o exemplo.
Enquanto o criptografado aberto ainda é usado hoje em um grau limitado, ele foi quase totalmente substituído por sistemas eletrônicos que oferecem menos erros, execução mais rápida e melhor eficiência. O comércio eletrônico domina o mundo financeiro e pode ser útil para investidores e traders entenderem como ele funciona. Para ajudar você a começar, veja uma breve análise do comércio eletrônico, incluindo as trocas e a tecnologia principal.

Abra o protesto.
O que é 'Open Outcry'
O viva-voz é um método de comunicação verbal e manual usado pelos negociadores em bolsas de valores e futuras. Sinais e mensagens transmitem informações, intenções e aceitação de negociação nos pits de negociação.
O viva-voz aberto também é chamado de negociação de moedas.
Trader de Piso - FT.
Mercado Híbrido.
Bolsa Mercantil de Chicago - CME.
QUEBRANDO 'Open Outcry'
Os pits de negociação são as partes dos pregões em que ocorre a negociação real. Os negociadores fazem um contrato quando um comerciante declara que quer vender a um determinado preço e outro comerciante responde que comprará ao mesmo preço.
O viva-voz aberto é semelhante a um leilão em que todos os participantes têm a chance de concorrer a pedidos. Isso leva a transparência, mercados eficientes e descoberta justa de preços. Como a negociação pode ocorrer entre quaisquer dois participantes em um determinado momento, ela difere da negociação no mercado de balcão, onde a negociação é negociada entre duas partes em particular.
A duração do dia de negociação difere entre as trocas de cliques abertos e aquelas que usam negociação eletrônica como a Globex. O horário normal de funcionamento do mercado é normalmente das 8:30 às 16:15 horas. horário padrão do leste. Sessões de viva voz para algumas commodities, como futuros e opções de milho (CBOT), são executadas das 9:30 às 1:15 da tarde.
Introduzido pela primeira vez em 1992, o Globex é o primeiro sistema global de negociação eletrônica de futuros e opções. A Chicago Mercantile Exchange (CME) desenvolveu o sistema automatizado Globex. O comércio eletrônico na Globex está disponível quase 24 horas por dia, de domingo à noite até tarde da tarde de sexta-feira. Há uma pequena pausa a cada dia entre fechar as negociações de um dia e reabrir as negociações do dia seguinte. Essa quebra varia de 30 a 60 minutos, dependendo do produto da negociação.
O fim da negociação de reclusão aberta.
Enquanto o pregão aberto data de séculos como o método dominante para negociação, a maioria das bolsas agora usa sistemas de negociação eletrônica. Esses sistemas automatizados reduzem os custos, melhoram a velocidade de execução do comércio e criam um ambiente menos propenso a manipulação. Eles também facilitam a agregação de informações para todas as partes interessadas. O comércio eletrônico está agora disponível, geralmente de graça, em computadores domésticos e smartphones.
Alguns traders profissionais lamentam que a negociação eletrônica não possa capturar as informações intangíveis sobre as quais os traders de varejo confiavam. Como exemplo, o comércio eletrônico é desprovido da avaliação subjetiva do comprador ou das intenções ou motivações do vendedor. Os eletrônicos não transmitem o clima do pregão, que agora só está disponível em filmes antigos. Trading Places, com Eddie Murphy e Dan Aykroyd, forneceu uma boa olhada nos métodos, frustrações e até as vantagens que os operadores de pit têm à sua disposição.

Pontos e figuras.
Startups, Mercados, Política.
Negociação Eletrônica Vs Open Outcry.
Há um grande debate acontecendo entre os comerciantes agora. Neófitos dizem que é sobre comércio eletrônico versus protestos abertos, mas é realmente muito mais do que isso.
O comércio eletrônico mudou o mercado. Em muitos casos, é para melhor. O acesso ao mercado é muito melhor que o modelo antigo. Para os clientes externos, há uma melhor transparência antes de fazer um pedido porque eles vêem um pouco do livro e fazem lances com ofertas. Eles podem pesquisar o histórico comercial e ver cotações históricas de preços. Também é bastante anônimo. O comércio eletrônico expandiu o alcance do mercado para que qualquer pessoa possa estar conectada a ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso é ótimo.
O comércio eletrônico para muitos clientes reduziu o custo para o comércio, eliminando as camadas de distribuição no mercado. Customer & # 8211;> IB & # 8212; -> Desktops & # 8212; -> Corretor de piso & # 8212;> mercado; agora é simplesmente Customer & # 8212; -> market ou Customer & # 8212; -> broker & # 8212; & # 8211;> mercado. Para traders como eu, nossos custos aumentaram exponencialmente. Mas, na soma total da indústria, os custos caíram. Isso é bom.
Mas o outro fenômeno que está acontecendo é o modo como o comércio eletrônico mudou o mercado. Há coisas que acontecem no mercado baseado em telas que os antigos comerciantes vêem e abanam a cabeça. Eles seriam ilegais em um ambiente comercializado. A cultura da cova teria disciplinado aquele comerciante, ou em casos extremos o comitê de fossa teria escrito o comerciante desonesto e jogado na rua.
Flashes acontecem todos os dias. Comícios de flash acontecem também. No outro dia na soja, um spread foi negociado em 59 pontos. Uma grande ordem de mercado foi inserida para vender. A frente de caras da HFT correu a ordem, levou o mercado até 18 pontos onde a ordem foi executada, e então voltou para 59 pontos em menos de um segundo. Ironicamente, o preço em que a ordem foi executada era o limite exato do intervalo sem busto. Hmmm, cheira algo suspeito?
Isso é bom para a transparência dos preços a longo prazo e para a função de transferência de risco do mercado?
O fracasso da MF Global deixou uma enorme mancha nas bolsas de commodities e no mercado de commodities. As práticas de algumas (não todas) nefastas firmas comerciais de HFT estão ameaçando afastar completamente os clientes do mercado. Como você acha que o cliente de soja se sente? Da próxima vez que eles precisarem fazer hedge de grãos, você acha que a primeira escolha deles será o mercado público regulado, ou eles vão se arriscar no mercado de balcão?
Uma vez que o volume suficiente se afaste do mercado regulado de futuros, a transparência dos preços desaparece. Quando isso acontece, o mercado futuro cessa como um mecanismo eficiente para proteger o risco - que é seu objetivo principal de existir em primeiro lugar.
Parece-me que as bolsas estão agindo de forma muito semelhante aos órgãos reguladores do governo com os quais se deparam todos os dias. Em vez de usar uma política direcionada precisa para administrar os mercados da melhor maneira possível para maximizar o valor desse mercado para seu mercado, eles estão usando uma política de tamanho único para todos.
Os mercados financeiros que negociam 24/7 não são como mercados de grãos, mercados de carne, mercados de produtos lácteos ou muitos outros mercados. Será que o criador de suínos descansa a cabeça no travesseiro à noite, imaginando se ele pode proteger sua suinocultura às duas da manhã? Ou ele se preocupa com os custos de funcionamento de seus negócios?
O comércio eletrônico nos trouxe maior volume. Nos velhos modos de pensar nos mercados, sempre pensamos que mais volume significava um mercado melhor. No entanto, como Themis Trading vem relatando, mais volume no mercado de ações não significa necessariamente um mercado melhor. Precisamos reestruturar o mercado para cortar a porcaria.
Os intercâmbios precisam reinventar e projetar a maneira como utilizamos as vantagens do comércio eletrônico, preservando os benefícios do antigo sistema de créditos abertos. A tecnologia está lá para permitir que os dois interajam e cresçam o todo. Em vez disso, a forma como é criada agora a troca deliberadamente mata o sistema aberto de protestos. Pode haver um terceiro caminho melhor.
As bolsas estariam melhor examinando cada contrato e conversando com uma ampla base de usuários do mercado e descobririam a melhor maneira de a atual estrutura de negociação eletrônica criar melhor a transferência de risco e a transparência de preços naquele mercado em particular. Em vez disso, as trocas parecem se conectar apenas a alguns clientes e ignorar o resto.
Continue fazendo isso e o mundo começará a ignorar as trocas. Isso não é desejável. Uma das razões pelas quais a economia americana é tão poderosa é por causa de lugares como a NYSE ($ NYX), NASDAQ ($ NDAQ) e CME ($ CME). Mas estamos em perigo de torná-los o Sr. Irrelevante.

Outcry Over Electronic Trading.
Outcry Over Electronic Trading.
CHICAGO - O relógio na parede da sala de negociação de grãos do Chicago Board of Trade lê às 13h13m01. Menos de dois minutos permanecem no dia de negociação.
Enquanto os segundos se aproximam, corredores de jaquetas de ouro correm para entregar ordens a centenas de comerciantes lotados nos poços de milho, aveia e trigo. O wallboard exibe alterações rápidas de preço. A mão acenando e sinalizando nos boxes - a linguagem de sinais arcana usada pelos operadores para comunicar ordens - é um borrão indecifrável. Os visitantes enfileiram as janelas das galerias de visualização para ficar boquiabertos.
É uma cena reencenada todos os dias úteis nos Estados Unidos & # x27; a mais antiga e venerável bolsa de derivativos, instituição que celebrou seu 150º aniversário este ano. O clamor aberto, o método estridente e intensivo de uso humano usado para negociar commodities - soja, barrigas de porco, bônus do Tesouro dos EUA - envolve os comerciantes em uma luta cara a cara para vender seus contratos particulares.
Agora, imagine este espetáculo de gerações passadas transmutado para uma tela de computador de 17 polegadas. Mercados em todo o mundo estão automatizando seus serviços financeiros. Como resultado, a CBOT está preparando um sistema informatizado que muitos temem, enquanto outros são bem-vindos, como o fim do protesto aberto.
Na segunda-feira, o Projeto A, o atual sistema de negociação eletrônica após o expediente da diretoria, passa o horário nobre. Negociará contratos de títulos do Tesouro durante o dia, lado a lado com protestos abertos. Os clientes terão uma escolha entre negociar da maneira que sempre têm ou usar o sistema eletrônico. É mais um passo em direção ao próximo mês de julho, quando - se as coisas saírem como planejado - os clientes poderão comprar e vender todos os contratos, seja por meio eletrônico ou através de traders.
O ímpeto para a mudança veio em grande parte do exterior. As bolsas de commodities americanas assistiram ao sucesso da Deutsche Terminborse da Alemanha, ou DTB Exchange, em Frankfurt.
Depois de 20 anos na área de derivativos, o DTB mudou para um sistema eletrônico e em um ano capturou o Bund - o equivalente alemão do título do Tesouro - do endinheirado LIFFE, ou da Bolsa Internacional de Futuros Financeiros e Opções de Londres. Somente em 1997, o volume de negócios da DTB aumentou 48%.
CBOT fez um balanço.
"Aqui estava essa pequena bolsa que agora, em alguns dias, faz mais de um milhão de negociações por dia e toma um mercado muito líquido longe de um concorrente", afirmou. disse Dan Rooney, vice-presidente sênior de Serviços de Dados de Mercado e Sistemas de Negociação Eletrônica no conselho. & quot; Isso atraiu muita atenção das pessoas & quot; & quot;
Em vez de gastar milhões de dólares para reinventar a tecnologia, a CBOT formou uma parceria em agosto com a DTB para usar sua infraestrutura existente, chamada Eurex. Nos próximos meses, a CBOT irá eliminar gradualmente o frágil Projeto A com uma versão personalizada do Eurex, uma rede de estações de trabalho Unix e NT de alta potência.
A outra força motriz era a Internet.
& quot; As pessoas costumavam ver os seus preços diários no papel & quot; Rooney disse. & quot; Quando havia um grande volume, eles frequentemente não obtinham os preços de fechamento. Mas a Internet abriu um mercado totalmente novo. & Quot; Os clientes podem recorrer a vários sites da Web para cotações próximas do tempo real. Os sites de desconto em ações, como TradeWeb e eSchwab, podem executar transações on-line sem intervenção humana.
Ninguém viu o comércio de computadores ganhar tanto espaço tão rapidamente. Há apenas dois anos, o CBOT abriu uma sala de operações financeiras de US $ 180 milhões, do tamanho de dois campos de futebol, para acomodar mais traders. Com a ascensão do comércio eletrônico, no entanto, o prédio poderia se tornar um elefante branco. Circulam rumores de que ele será usado para shows de rock.
Rooney negou que o gigante tenha sido um erro, apontando para o crescimento das trocas comerciais - um aumento de 17% desde o ano passado - e insistindo que não poderia ter lidado com esse tipo de volume com sua antiga estrutura. Mas ele admitiu que a operação da planta física é extremamente cara, outra razão para mudar para o ambiente eletrônico menos intensivo em mão-de-obra.
"À medida que esperamos mais ênfase no comércio eletrônico, [queremos] ter certeza de que estamos posicionados para capturar os dois mercados e permitir que o cliente escolha entre o tradicional discurso aberto e o comércio eletrônico", Rooney disse. "Ninguém está dizendo que o clamor aberto está indo embora amanhã."
Uma maneira certa de começar uma briga no distrito financeiro de qualquer cidade é debater as proezas comerciais relativas a computadores e seres humanos. Enquanto os computadores podem processar centenas de milhares de transações por segundo, os humanos têm julgamento. Essa é a diferença fundamental entre as bolsas eletrônicas, como a Nasdaq, e os mercados de cliques abertos, como o CBOT.
Em uma troca eletrônica, um computador central funciona como um casamenteiro entre compradores e vendedores. A máquina pode processar milhões de transações por minuto, desde que os preços de compra e venda entre compradores e vendedores sejam próximos.
Os seres humanos são mais lentos, mas são muito mais eficientes na correspondência de negociações quando o spread entre um lance e um pedido é grande. É por isso que a Bolsa de Valores de Nova York - um mercado de créditos abertos - conseguiu funcionar durante a quebra do mercado de ações em 1987, enquanto o Nasdaq - uma bolsa eletrônica - quase entrou em colapso.
Os tradicionalistas estão apostando na vantagem humana. Um modo de vida está em jogo em uma indústria onde os pais preparam suas filhas para ocupar seus lugares e a renda de alguns comerciantes excede 10 milhões de dólares por ano. É mais do que se apegar a um passado romântico, ao nepotismo ou à excitação do trabalho. É sobre ser capaz de colocar um rosto humano no zelador de sua riqueza. É sobre empregos.
A situação é alarmante o suficiente para fazer esses capitalistas tomarem uma página do International Ladies & # 27; Trabalhadores de vestuário & # x27; manual. Os comerciantes nunca diriam que estavam se sindicalizando, mas estão se organizando para defender o clamor aberto. Um grupo, o Preserve Open Outcry Committee, defende o aumento do clamor aberto com a tecnologia. Dificilmente uma campanha purista, mas talvez uma realista.
& quot; Existem três grupos de comerciantes aqui, & quot; disse um membro da CBOT. & quot; O conjunto de 50 ou mais é contra de qualquer forma. Eles querem segurar o cavalo e buggy way. Os trinta e poucos anos nos boxes são para implementação. Eles veem isso como uma maneira de salvar o chão. E depois há aqueles que não têm uma tradição real com a troca, e eles são os mais radicais. Eles vêem isso como uma alternativa para abrir protestos.
& quot; A linha inferior é a eficiência de custo e precisão, & quot; ele disse. "Os computadores oferecem um campo de jogo justo e sem precedentes, portanto, há menos espaço para corrupção. Alguns desses caras usam o seu domínio de pit para sua vantagem, controlando os preços. A rede do old-boy está sendo ameaçada. & Quot;
As principais bolsas de Chicago - CBOT, Chicago Mercantile Exchange e Chicago Board Options Exchange - dão suporte a 150.000 empregos, incluindo advogados, motoristas de táxi, garçons e técnicos de informática que mantêm o distrito financeiro zumbindo. Cerca de 55.000 pessoas estão na folha de pagamento da bolsa, de acordo com um relatório divulgado no ano passado pelo Centro de Gerenciamento de Risco, uma organização de membros composta pelo CBOT e outras instituições financeiras. Clark Heston, o diretor executivo do centro, fez uma pausa quando questionado sobre quantos desses trabalhos estão ameaçados por um sistema eletrônico.
"Como colocar isso sem parecer mórbido? Quarenta mil estão diretamente expostos, & quot; ele disse.
Heston acredita que o novo sistema criará empregos para 25 mil pessoas com habilidades completamente diferentes, como gurus de software com inclinação financeira. & quot; O grande negociante corpulento que dominou seu pit [precisará de novas habilidades para competir] em um ambiente de tela. & quot;
Katherine Springer, uma porta-voz do conselho, apontou que as máquinas já estão substituindo certos trabalhadores, como corredores, balconistas de telefone e perfuradores de chaves.
& quot; Eu ouvi o presidente [Pat Arbor] dizer que muitas vezes ele não recomendaria a qualquer um que entrasse na carreira como corredor na esperança de se tornar um negociante do jeito que é hoje, porque nós & # x27; está tentando mudar a maneira como é hoje. & quot;
Nesta instituição repleta de tradições - onde uma estátua de Ceres, a deusa grega do grão, enfeita o arranha-céu art déco da década de 1920 - os foles dos fiéis gritos abertos continuam a ecoar.
Ainda assim, parte da tradição da CBOT é a inovação. Como os pátios e as siderúrgicas que outrora serviram como âncora econômica da cidade, as bolsas exportam seus produtos e serviços em todo o mundo. Eles fizeram de Chicago um centro financeiro mundial.
Ainda assim, o Chicago Board of Trade observou o preço de seus assentos cair pela metade desde a alta de 1997. Os clientes estão abandonando sua lealdade às antigas bolsas de valores por novos locais que oferecem transações fáceis e rápidas. Neste mês, a Cantor Exchange, sediada em Nova York, iniciou sua bolsa de futuros de tesouraria eletrônica em concorrência direta com o CBOT.
"Esta é uma mudança de mar potencialmente dramática," Heston disse. & quot; Mas, embora pareça um tsunami, provavelmente não é. Ei, a Junta do Comércio existe há 150 anos. Eles costumavam vender apenas animais vivos e ovos. Agora eles construíram uma sofisticada commodities e futuros financeiros [instituição]. Não vai morrer. O tsunami ainda está a poucos quilômetros do mar. & Quot;
Ombros Grandes, Grandes Ambições.
Em vez de observar trocas menores roubar seus serviços financeiros, o conselho planeja usar um sistema inspirado no Eurex para se manter dominante.
& quot; Queremos ajudar a Câmara de Comércio a criar o padrão da indústria & quot; disse Rooney. Atualmente, os clientes usam de cinco a dez terminais de negociação, dependendo do número de trocas com as quais eles negociam. & quot; O mercado claramente quer ter um terminal para se comunicar com as trocas de forma independente. O software irá fundir e o software falará diretamente com os mercados. & Quot;
Enquanto isso, a lista de rivais cresce. As trocas eletrônicas estão surgindo na França, na Espanha, na Austrália e na Suíça. E os fornecedores de dados de mercado, como o Reuters Group e a Bloomberg, estão pressionando suas próprias redes de negociação proprietárias.
Por enquanto, disse Rooney, é uma corrida para chegar primeiro.

Sistemas de negociação eletrônica x negociação de clones
A forma como os valores mobiliários são negociados desempenha um papel crítico na determinação de preços e estabilidade.
Papel ou pixel? (foto: Orjan F. Ellingvag / Dagens Naringsliv / Corbis)
Os mercados financeiros são organizações complexas com suas próprias estruturas econômicas e institucionais que desempenham um papel crítico na determinação de como os preços são estabelecidos "descobertos"; como os comerciantes dizem. Essas estruturas também moldam a ordem e a estabilidade do mercado. Como os detentores de obrigações subprime garantem dívida e outros títulos de dívida em apuros descobertos nos meses seguintes ao início de agosto de 2007 da turbulência financeira que levou à crise econômica global, alguns tipos de acordos de mercado podem se tornar rapidamente desordenados, disfuncionais ou instáveis. .
Existem duas formas básicas de organizar os mercados financeiros, o mercado de balcão e o mercado de balcão, embora algumas instalações eletrônicas recentes ofuscam as distinções tradicionais.
Negociando em uma troca.
As trocas, sejam bolsas de valores ou bolsas de derivativos, começaram como locais físicos onde as negociações ocorriam. Alguns dos mais conhecidos incluem a Bolsa de Nova York (NYSE), formada em 1792, e a Chicago Board of Trade (agora parte do CME Group), que vem negociando contratos futuros desde 1851. Hoje há mais de cem bolsas de ações e derivativos em todo o mundo desenvolvido e em desenvolvimento.
Mas as trocas são mais que locais físicos. Eles estabelecem as regras institucionais que governam os fluxos de negociação e informação sobre essa negociação. Eles estão intimamente ligados às facilidades de compensação através das quais as atividades de pós-negociação são concluídas para títulos e derivativos negociados na bolsa. Uma troca centraliza a comunicação de preços de oferta e oferta a todos os participantes diretos do mercado, que podem responder vendendo ou comprando em uma das cotações ou respondendo com uma cotação diferente. Dependendo da troca, o meio de comunicação pode ser voz, sinal manual, uma mensagem eletrônica discreta ou comandos eletrônicos gerados por computador. Quando duas partes chegam a um acordo, o preço pelo qual a transação é executada é comunicado em todo o mercado. O resultado é uma igualdade de condições que permite que qualquer participante do mercado compre ou venda menos que qualquer outra pessoa, desde que o trader siga as regras de câmbio.
O advento do comércio eletrônico eliminou a necessidade de as bolsas serem locais físicos. De fato, muitos pregões tradicionais estão fechando, e a comunicação de ordens e execuções está sendo conduzida eletronicamente. A Bolsa de Valores de Londres e a Bolsa de Valores NASDAQ são totalmente eletrônicas, assim como a Eurex, a segunda maior bolsa de futuros do mundo. Muitos outros, à medida que abandonam o pregão, oferecem tanto pregão quanto eletrônico. A NYSE comprou a plataforma de negociação eletrônica Archipelago à medida que se movimenta cada vez mais em direção ao comércio eletrônico. Trocas de derivativos, como o CME Group, mantêm tanto pits antigos quanto transações eletrônicas. A BM & F do Brasil manteve ambos até 2009.
Negociando no balcão.
Ao contrário das bolsas de valores, os mercados de balcão nunca foram um 'lugar'. '# 8221; São redes de relações comerciais menos formais, embora muitas vezes bem organizadas, centradas em torno de um ou mais distribuidores. Os revendedores agem como criadores de mercado, citando os preços a que vão vender (pedir ou oferecer) ou comprar (licitar) para outros revendedores e para seus clientes ou clientes. Isso não significa que eles citam os mesmos preços para outros revendedores como eles publicam para os clientes, e eles não citam necessariamente os mesmos preços para todos os clientes. Além disso, os revendedores de um título OTC podem se retirar do mercado a qualquer momento, o que pode causar secura da liquidez, prejudicando a capacidade dos participantes do mercado de comprar ou vender. As bolsas são muito mais líquidas porque todas as ordens de compra e venda, bem como os preços de execução, estão expostos uns aos outros. Além disso, algumas bolsas designam determinados participantes como criadores de mercado dedicados e exigem que eles mantenham cotações de compra e venda durante todo o dia de negociação. Em suma, os mercados de balcão são menos transparentes e operam com menos regras do que as bolsas de valores. Todos os títulos e derivativos envolvidos na turbulência financeira que começou com uma quebra de 2007 no mercado de hipotecas dos EUA foram negociados nos mercados de balcão.
Revendedores de OTC transmitem sua proposta e pedem cotações e negociam preços de execução em locais como o telefone, mensagens de e-mail em massa e, cada vez mais, mensagens instantâneas. O processo é frequentemente aprimorado através do uso de quadros de avisos eletrônicos onde os revendedores postam suas cotações. O processo de negociação por telefone ou mensagem eletrônica, seja cliente a revendedor ou revendedor a revendedor, é conhecido como negociação bilateral, pois somente os dois participantes do mercado observam diretamente as cotações ou a execução. Outros no mercado não estão a par do comércio, embora alguns mercados intermediários registrem os preços de execução e o tamanho do negócio após o fato. Mas nem todos têm acesso às telas dos corretores e nem todos no mercado podem negociar a esse preço. Embora o processo de negociação bilateral seja algumas vezes automatizado, o acordo de negociação não é considerado uma troca porque não está aberto a todos os participantes igualmente.
Existem basicamente duas dimensões para os mercados de balcão. No mercado de clientes, a negociação bilateral ocorre entre revendedores e seus clientes, como indivíduos ou fundos de hedge. Os revendedores costumam iniciar contato com seus clientes por meio de mensagens eletrônicas de alto volume chamadas "dealers-runs" & # 8221; liste vários títulos e derivativos e os preços pelos quais eles estão dispostos a comprar ou vender. No mercado interdealer, os distribuidores citam os preços entre si e podem demitir rapidamente para outros negociantes alguns dos riscos que incorrem em negociar com os clientes, como adquirir uma posição maior do que desejam. Os revendedores podem ter linhas telefônicas diretas para outros revendedores, para que um comerciante possa chamar um revendedor para uma cotação, desligar e ligar para outro revendedor e depois para outro, inspecionando vários revendedores em poucos segundos. Um investidor pode fazer várias chamadas para os revendedores com os quais estabeleceu uma relação comercial para obter uma visão do mercado do lado do cliente. Mas os clientes não podem penetrar no mercado entre os revendedores.
Segmentos Interdealer.
Alguns mercados de balcão, e especialmente seus segmentos de mercado interdealer, possuem corretores intermediários que ajudam os participantes do mercado a obter uma visão mais profunda do mercado. Os concessionários enviam cotações para o corretor que, de fato, transmite as informações por telefone. Os corretores geralmente fornecem boletins eletrônicos para dar aos seus clientes (concessionários) a capacidade de enviar instantaneamente cotações para todos os outros distribuidores da rede do corretor. Os quadros de avisos mostram preços de oferta, de compra e, às vezes, de execução. As telas dos corretores normalmente não estão disponíveis para os clientes finais, que, como resultado, geralmente não são totalmente informados sobre as mudanças nos preços e o spread bid-ask no mercado interdealer. Às vezes, os revendedores podem negociar pela tela ou pelo sistema eletrônico. Algumas plataformas de negociação interdealer permitem negociação algorítmica automatizada (baseada em regras) como a das trocas eletrônicas. Caso contrário, as telas são meramente informativas, e o revendedor deve negociar com o corretor ou ligar para outros revendedores diretamente para executar uma operação. Os revendedores também podem ligar para o corretor e outros revendedores diretamente para enviar cotações e perguntar sobre cotações que não estão listadas nos corretores & # 8217; telas de boletins eletrônicos.
Os avanços nas plataformas de negociação eletrônica mudaram o processo de negociação em muitos mercados de balcão, e isso algumas vezes obscureceu a distinção entre os mercados tradicionais de balcão e as bolsas de valores. Em alguns casos, uma plataforma de intermediação eletrônica permite que os revendedores e alguns não comerciantes enviem cotações diretamente e executem negociações diretamente por meio de um sistema eletrônico. Isso replica o comércio multilateral que é a marca registrada de uma troca, mas apenas para participantes diretos. No entanto, os revendedores resistem à participação de não negociantes e acusam os não-comerciantes de tomar liquidez sem se exporem aos riscos de prover liquidez. Outros criticam os revendedores por tentarem impedir a concorrência que comprimiria os spreads bid-ask no mercado. Ao contrário de uma troca, na qual cada participante tem acesso, esses acordos eletrônicos podem tratar os participantes de maneira diferente, com base, digamos, em seu tamanho ou classificação de crédito. Além disso, a compensação e as liquidações das transações ainda são deixadas para o comprador e o vendedor, ao contrário das operações de câmbio, em que as negociações são compensadas e garantidas pela bolsa.
Mercados OTC e a Crise Financeira.
A arquitetura dos mercados OTC ajuda a explicar porque os títulos estruturados (que dividem o risco dos ativos subjacentes em várias fatias, cada um dos quais é vendido separadamente) enfrentaram problemas durante a recente crise financeira. Derivativos de crédito, papel comercial, títulos municipais e empréstimos estudantis securitizados também enfrentaram problemas. Todos foram negociados nos mercados OTC, que eram líquidos e funcionavam muito bem durante os tempos normais. Mas eles não conseguiram demonstrar resiliência às perturbações do mercado e tornaram-se ilíquidos e disfuncionais em momentos críticos.
Isso levou a duas sérias complicações - a incapacidade de valorizar as posses de um e a incapacidade de vendê-las:
& # 9679; Sem mercados líquidos e ordenados, não havia processo de descoberta de preços e, por sua vez, nenhuma maneira fácil e definitiva de avaliar os títulos. O fracasso do processo de descoberta de preços agravou os problemas em bancos e outras firmas financeiras durante a recente crise, tornando mais difícil atender às exigências de divulgação e divulgação de informações sobre o valor de suas posições em títulos e derivativos. Não só não havia preços de mercado diretos eficientes, como muitas vezes não havia preços de referência (que são preços de ativos similares àquele que está sendo avaliado). Como resultado, os ativos e posições que antes eram valorados a preços de mercado foram, em vez disso, valorizados por meio de modelos que às vezes não eram adequadamente informados pelos preços de referência. Esses problemas de avaliação reduziram ainda mais os preços dos títulos afetados.
& # 9679; Negociantes, enfrentando uma crise no lado do financiamento de seus balanços e segurando uma quantidade excessiva de ativos ilíquidos, por outro, retirou-se dos mercados. O salto na volatilidade tornou especialmente perigoso e caro para os comerciantes continuarem a fazer mercados. Sem os dealers, não houve negociação, especialmente em títulos como obrigações de dívida colateralizada, certos títulos municipais e derivativos de crédito. Sem compradores, os investidores não podiam reduzir as perdas trocando posições perdedoras e não podiam vendê-las para atender a pedidos de mais margem ou garantia para prometer empréstimos contraídos para comprar esses instrumentos. Essa falta de liquidez nos mercados de balcão contribuiu para a profundidade e amplitude da crise financeira.
As principais iniciativas de reforma regulatória em andamento nos Estados Unidos, na União Européia e em outros mercados financeiros desenvolvidos estão abordando diretamente essas questões. Em alguns casos, a negociação está sendo transferida dos mercados de balcão para os mercados de câmbio. Em outros, o processo de compensação pós-negociação dos negócios OTC está sendo cada vez mais transferido para as câmaras de compensação (também conhecidas como contrapartes centrais de compensação). O relato comercial de transações OTC também faz parte dos esforços de reforma. O papel do revendedor nos mercados de balcão não está, no entanto, sendo explicitamente tratado, exceto por meio de exigências de capital possivelmente maiores.

Комментариев нет:

Отправить комментарий